Uma clinica minunciosamente desenvolvida para que os pacientes obtenham um alto nível de satisfação desde o momento da sua primeira consulta até o final do acompanhamento pós-operatório.

Avenida Marcos Konder, 1207 . Centro Empresarial Embraed . Sala 84 . Itajaí . SC

(47) 3349 1814

andyern@gmail.com

Siga-nos

Image Alt

Plástica pós-obesidade

Plástica pós-obesidade

Cirurgias plásticas para remodelar o contorno do corpo após grande perda de peso removendo o excesso de gordura e flacidez da pele.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a obesidade é uma doença multifatorial com proporções epidêmicas e afeta 52,5% dos brasileiros. Junto com a obesidade outras doenças, as comorbidades, surgem: hipertensão, diabetes, infertilidade e muitas outras.

Muitos obesos não conseguem atingir seus objetivos de emagrecimento com tratamentos clínicos e acabam optando pela cirurgia bariátrica ou, popularmente, cirurgia de redução de estômago. A cirurgia bariátrica trouxe grandes benefícios para esses pacientes, que precisam perder peso, não apenas por questão estética, mas para conquistar uma vida com mais saúde e autoestima.

Essa cirurgia permite uma perda ponderal gradual, progressiva e permanente. Mas o paciente pós-bariátrico apresenta diversas alterações em seu corpo devido a um emagrecimento rápido. Há uma perda de proteínas importantes para a elasticidade da pele, grande frouxidão dos tecidos e flacidez de pele que, muitas vezes, não retrai adequadamente para estar em conformidade com o tamanho do corpo reduzido. Diante desses fatores, muitas vezes, a última etapa do tratamento cirúrgico da obesidade envolve uma cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele.

Após a perda e estabilização do peso, as cirurgias plásticas promovem uma remodelação corporal através da ressecção do excedente de pele. Haja visto que as dobras de pele acabam causando dermatites e dificuldade na higiene pessoal, a cirurgia plástica pós-obesidade representa muito mais do que um procedimento estético, trata-se de uma cirurgia reparadora. Muitas vezes as cicatrizes desse tipo de cirurgia são extensas. Mas a recompensa é muito grande diante das formas corporais adquiridas.

O primeiro passo para o paciente submetido a cirurgia pós-bariátrica que deseja submeter-se a uma cirurgia plástica é consultar o cirurgião geral e a equipe responsável pela gastroplastia e certificar-se que encontra-se apto a realizar a cirurgia plástica. O paciente pós-bariátrico deve estar com o peso estável por, pelo menos, 3 a 6 meses. A estabilização do peso acontece normalmente, por volta de 12 a 18 meses após a cirurgia. Alguns pacientes podem estabilizar o peso antes deste tempo, mas não é comum.

Essa estabilização do peso é fundamental, não só para não comprometer o resultado da cirurgia plástica, mas por estes pacientes frequentemente apresentarem algum grau de desequilíbrio em seus exames. Alguns fatores podem levar a alterações neurológicas graves que, às vezes, só aparecem após a cirurgia plástica.

As cirurgias plásticas pós-obesidade são um conjunto de cirurgias dedicadas à reconstrução do corpo do paciente pós-bariátrico e compreende vários procedimentos que podem incluir:

  • Facelift: flacidez do rosto, bochechas e pescoço
  • Mastopexia: flacidez, seios achatados
  • Abdominoplastia: avental do excesso de pele que paira sobre o abdômen
  • Elevadores inferiores do corpo: flacidez do abdômen, nádegas, virilha e exterior das coxas
  • Medial elevador coxa: flacidez da parte interna da coxa, exterior e médio
  • Braço: flacidez dos braços

Estes procedimentos podem ser realizados em etapa única ou em várias etapas. É comum a associação entre algumas cirurgias. Estas associações só podem acontecer se o paciente apresentar condições clínicas satisfatórias.

É fundamental que após a cirurgia plástica o paciente mantenha uma boa alimentação balanceada com ingestão de proteínas, evitem o “efeito sanfona” e, após o período de recuperação indicado pelo médico, pratiquem exercícios físicos regulares. Uma vez que este tipo de cirurgia apresenta um índice de complicações maior do que em pacientes convencionais, qualquer pequena alteração durante o pós-operatório de cirurgia plástica deve ser comunicada ao médico.