Os benefícios da Ninfoplastia
A ninfoplastia, que também recebe o nome de cirurgia íntima, é a cirurgia plástica de redução dos pequenos lábios vaginais. As mulheres que optam por esse procedimento buscam livrar-se do desconforto estético causado pelo tamanho excessivo dos lábios vaginais. O procedimento também visa devolver um aspecto natural à região.
O crescimento excessivo dos lábios vaginais pode dificultar a higiene, a ventilação do local e trazer incômodo durante as relações sexuais. A maioria das mulheres que procura pelo procedimento também apresenta como motivação uma preocupação com a estética e consequente incomodo psicológico que atrapalha, em algumas vezes, a vida sexual da paciente, já que algumas sentem dor durante a relação sexual.
No procedimento, o cirurgião retira parte dos pequenos lábios e, em seguida, reconstrói essas estruturas.
Os pontos são normalmente absorvíveis, sem a necessidade de retirada posterior. Na cirurgia, pode ser utilizada a anestesia peridural com sedação ou local com sedação. O procedimento dura, em média, de 40 minutos à uma hora em meia e a paciente pode ir para casa, normalmente, no mesmo dia.
Após 30 dias do procedimento, a cicatrização é completa, sendo possível avaliar resultados parciais. O resultado final aparece após a diminuição do inchaço, por volta de 90 dias da data do procedimento.
O repouso deve ser mantido por pelo menos dois dias após a cirurgia. Após esse curto período já é possível retornar ao trabalho, desde que não haja grandes esforços físicos. As relações sexuais pode ser retomadas, em média, após 45 dias. A paciente pode voltar a fazer exercícios físicos gradualmente três semanas após a cirurgia, evitando, porém, exercícios que pressionem a região, como os de bicicleta.
A sensibilidade durante a relação sexual não será alterada. Há uma pequena perda de sensibilidade apenas durante o período de cicatrização. O período recomendado para realização da cirurgia é logo após o final da última menstruação.