Uma clinica minunciosamente desenvolvida para que os pacientes obtenham um alto nível de satisfação desde o momento da sua primeira consulta até o final do acompanhamento pós-operatório.

Avenida Marcos Konder, 1207 . Centro Empresarial Embraed . Sala 84 . Itajaí . SC

(47) 3349 1814

andyern@gmail.com

Siga-nos

Image Alt

8 fatos sobre prótese de mama

8 fatos sobre prótese de mama

Quem nunca teve alguma dúvida antes de realizar qualquer procedimento estético, por mais simples que fosse, não é mesmo? E não seria diferente com o implante de de próteses nas mamas, principalmente por se tratar de um procedimento cirúrgico. Dúvidas são completamente normais. E para esclarecer algumas delas, listamos 8 aspectos diferentes da cirurgia de prótese de mama, que representam algumas das dúvidas que muitas pacientes levantam nas consultas com o cirurgião antes de decidirem-se pela cirurgia.

O tamanho

As próteses de mama são escolhidas de acordo com a dimensão do tórax das pacientes. São escolhas individualizadas que só podem ser feitas através de uma consulta médica detalhada onde o cirurgião, baseado no desejo da paciente, procura adaptá-lo às proporções do tórax.

O tipo de prótese ideal

O tipo de prótese também é uma escolha individualizada entre médico e paciente, cabendo ao cirurgião a avaliação dos detalhes do tórax, da expectativa de aumento e do formato que a paciente busca para suas mamas. Existem vários tipos de próteses. Normalmente as mais usadas são as próteses redondas, mas em alguns casos utilizamos implantes anatômicos ou em forma de gota.

O prazo de validade dos implantes

Os implantes não tem um prazo fixo de validade. Antigamente falava-se em 10 anos para trocar-se uma prótese. Hoje não existe mais um tempo determinado, as próteses tem validade indeterminada. É possível ficar com o mesmo implante por períodos maiores. Haverá necessidade de troca da prótese se a paciente tiver uma queda da mama, se o resultado for se perdendo com os anos ou se ela engravidar e os seios ficarem com um pouco de flacidez. Podem ocorrer também problemas com as próteses. O mais comum chama-se encapsulamento, que é algo pouco frequente, e acontece em cerca de 1% das pacientes. A cada cem mulheres, uma pode ficar com seus implantes endurecidos e ter a necessidade de troca da prótese.

Pode ocorrer rejeição?

Pode. Pode ocorrer rejeição ao silicone, embora seja algo muito raro. Toda a paciente antes de se submeter à um procedimento cirúrgico deverá saber que existe essa possibilidade. Mas geralmente, se e quando acontecer, poderá ser revertida. O pior que pode acontecer é a paciente precisar ficar um tempo tem a prótese, que poderá ser de alguns meses, até poder recolocá-la.

A sensibilidade de mama após a cirurgia

A sensibilidade das mamas sempre mudam após a colocação das próteses. O procedimento afeta as terminações nervosas da região operada. É comum as pacientes sentirem menos sensibilidade na região da cicatriz ou, em alguns casos, até mesmo o aumento da sensibilidade na região dos mamilos. Com o passar do tempo ambas as situações são normalizadas.

A prótese de silicone prejudica a amamentação?

A prótese de silicone não atrapalha a amamentação. Ela fica totalmente atrás da glândula mamária, permitindo que as glândulas se desenvolvam normalmente durante a gestação. Não há nenhuma relação de diminuição ou alteração na amamentação devido à presença dos implantes mamários.

O tempo de internação

Normalmente a paciente tem alta no mesmo dia. O procedimento é realizado no centro cirúrgico com toda a segurança, com médico anestesiologista durante toda a cirurgia e a paciente, após breve recuperação, permanecendo algumas horas em observação no hospital, livre de dores, devidamente alimentada, poderá ir para casa no mesmo dia. A internação é feita pela manhã e no final da tarde a paciente recebe alta.

E o tempo para voltar à vida normal

O período de recuperação é muito variável. Normalmente após 15 dias a paciente já pode realizar a maioria das suas atividades. O procedimento de implante de prótese de silicone requer um período relativamente simples de recuperação, mas requer alguns cuidados, principalmente com os braços, nos primeiros dias. Deve-se evitar esforço físico para cuidar da sua cicatrização. Como qualquer procedimento cirúrgico, a prótese de mama exige um pouco de cuidado no pós operatório, mas a paciente ao sair no mesmo dia, poderá caminhar e movimentar-se.